Programa de Pesquisa


O que é Pesquisa Científica

A investigação é uma maneira ordenada e sistemática de produção de conhecimentos que amplia a base de informações para exercício de uma prática crítica e transformadora. Ela contribui para atingir identidade e autonomia profissional, além de documentar a relevância social e a eficácia do exercício profissional. O aperfeiçoamento do pensamento crítico e do julgamento clínico possibilita a maior habilidade na tomada de decisões e, consequentemente da qualidade na assistência. A pesquisa deve ser publicada para ajudar no processo de transformação da prática clínica e consolidação do conhecimento.


Pesquisas com Florais

Você sabia que a literatura científica em Terapia Floral é muito escassa? Sim, no mundo todo temos pouquíssimas pesquisas sobre o assunto. E isso nos torna vulneráveis. Se queremos nos estabelecer como profissionais, temos que fortalecer as evidências dos benefícios e segurança da utilização das essências florais. Nas bases de dados aceitas pelo mundo acadêmico existe um número reduzido de artigos. Poucas pesquisas acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses foram publicados em revistas científicas, ficando a maioria confinada às bibliotecas das faculdades em que foram realizados. Poucos artigos são exclusivamente sobre florais, normalmente este tema aparece quando se discute o uso de terapias integrativas e complementares ou em comparação a outra prática integrativa. Dos artigos somente sobre Terapia Floral, a maioria é de pesquisadores cubanos, ingleses e brasileiros, e os temas mais abordados são estresse, climatério, ansiedade, dor e hiperatividade infantil. Destes artigos poucos possuem metodologias adequadas que sustentem discussões mais profundas sobre os resultados. Metodologias inadequadas em um tamanho amostral pequeno, na falta de instrumentos confiáveis de mensuração de resultados, em desenhos pobres e amostras por conveniência e sem diferentes grupos que permitam comparação, além de descrição metodológica insuficiente que possa permitir que o estudo seja replicado.


Apoio à Pesquisa Científica

A Blossom tem como missão a educação e pesquisa na área das práticas integrativas e complementares. Além de diversos cursos em diferentes formatos – presenciais, on-line e híbridos – a Blossom disponibiliza uma biblioteca virtual para você se aprofundar no assunto e um Programa de Pesquisa que visa apoiar projetos de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos, com o objetivo de fomentar investigações na área. O apoio e fomento à pesquisa científica e trabalho acadêmico apresentam-se em diferentes formas*: Criação de vínculos entre o pesquisador e instituições de ensino; Disponibilização de material para pesquisa; Doação de essências de Bach para realização dos trabalhos na Terapia Floral; Publicação do artigo científico no site; Apresentação/publicação dos trabalhos e pesquisas nos congressos e eventos apoiados pela BLOSSOM; Disponibilização de um Manual de Orientação para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos.


Linhas de Pesquisa

Terapia Floral e as Práticas Integrativas e Complementares

Os principais objetivos dessa linha de investigação são: o estudo da Terapia Floral como uma ferramenta integrativa e complementar ao modelo biomédico e a sinergia dessa prática com outras terapêuticas de complementaridade e visão integral do ser humano.

Práticas Integrativas na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Nesse eixo, estuda-se uma ou mais práticas integrativas e complementares como um recurso terapêutico na promoção da saúde e qualidade de vida, por meio do empoderamento do indivíduo nas suas diferentes dimensões: físico, mental, emocional e social; definidas pela Organização Mundial da Saúde.

Terapia Floral nos Cuidados Paliativos

Nessa linha de pesquisa, procura-se gerar conhecimento a respeito da contribuição da Terapia Floral ao atendimento humanizado e, consequentemente, no conforto dos pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo.

Terapia Floral no Eixo Psiconeuroimunoendocrinológico

Nesse eixo gera-se conhecimento que relaciona a Terapia Floral com processos biológicos do estresse e seus mecanismos de adaptação (psiconeuroimunoendocrinologia), por meio do entendimento da natureza humana e suas respostas emocionais.

Terapia Floral no Cuidado de Animais

Nessa linha de pesquisa, estuda-se a Terapia Floral no cuidado emocional de animais, acompanhando a evolução da medicina veterinária em tratamentos que incluem terapêuticas complementares.

Terapia Floral como Interface no Desenvolvimento Sustentável

Essa linha de pesquisa propõe produzir conhecimentos acerca da Terapia Floral utilizada em processos ecológicos e dinâmicas ecossistêmicas, com o objetivo de promover formas alternativas de cuidados da natureza para o desenvolvimento sustentável.


Como ser um pesquisador Blossom

Para participar deste programa, a proposta de pesquisa deverá se enquadrar em uma das linhas de pesquisa pré-estabelecidas pela instituição e estar de acordo com as normas do regulamento para inscrição do pré-projeto. Confira as orientações para a produção do projeto de pesquisa elaborado pela BLOSSOM e o regulamento para participar do programa no site da instituição.

Produção de projeto de pesquisa na Blossom

Clique aqui e baixe todas as informações.

Regulamento da Blossom

Clique aqui e baixe todas as informações.


Processo Seletivo

1 – Cadastro do candidato no site da Blossom.

2 – Submissão do pré-projeto no e-mail: pesquisa@blossomedu.com.br.

3 – Entrevista presencial ou on-line com coordenadora de pesquisa.

4 – Avaliação do pré-projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Blossom.

5 – Entrega final do pré-projeto com os ajustes sugeridos.

6 – Efetivação do contrato Blossom/proponente.


Seja um pesquisador Blossom

Cadastre-se na primeira etapa do processo seletivo:

Seja um pesquisador blossom

  • Ajuda (Escreva um resumo com no máximo 10 linhas sobre seu pré-projeto, incluindo objetivos e metodologia).

*Campos Obrigatórios

Loading...