thumb image

FAQs da Terapia Floral
Perguntas frequentes, respostas e orientações.

 

O que é a Terapia Floral?

A Terapia Floral pode ser entendida como uma prática integrativa e complementar da saúde exercida por um profissional com formação em Terapia Floral e que utiliza as essências florais  em sua prática, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

As essências florais atuam como catalisadores no despertar de virtudes e qualidades, proporcionando ao indivíduo processos de transformação pela tomada de consciência.

A terapia floral é uma terapêutica salutogênica, a qual propõe formas de estimular e preservar nossa saúde, sendo capaz de proporcionar um estado de harmonia e bem-estar com o meio social,  familiar e consigo mesmo.

Desta maneira, a Terapia Floral, fortalecer as responsabilidades pessoal e social do indivíduo, atuando na preservação e resgate da integridade e cidadania do ser humano.

Quem descobriu as essências florais?

timeline_drbach_faceAs essências florais foram descobertas por Dr. Edward Bach, médico bacteriologista e patologista, apaixonado por pesquisa. Trabalhou no University College Hospital de 1915 a 1919 e em julho de 1917 teve uma teve uma severa hemorragia. Submetido a uma cirurgia de urgência, foi comunicado que talvez não tivesse mais que três meses de vida, no entanto, com o pouco de vida que lhe restava, passou a dedicar-se à pesquisa dia e noite e em pouco tempo estava totalmente recuperado.

No período de 1919 a 1922, em que trabalhou como bacteriologista do “London Homeopathic Hospital”, conheceu a doutrina e os princípios de Hahnemann através do seu livro básico: “Organon da Arte de Curar”, e, em 1926, publicou com C.E. Wheeler o “Cronic Disease. A Working Hypothesis”. Nesta época, os nosódios intestinais, já conhecidos como Nosódios de Bach, eram utilizados em toda Grã-Bretanha e também em vários outros países.

Dr. Bach começou a tentar substituir os nosódios por medicamentos preparados com plantas, e foi a esta altura que utilizou, pelo sistema homeopático de diluição e potencialização, duas flores que trouxe de Gales em 1928. Estas plantas eram Impatiens e Mimulus. Pouco depois também utilizou Clematis. Os resultados foram supostamente encorajadores. Também nesta época, começou a separar os indivíduos por grupos de semelhança de comportamento como se sofressem do mesmo problema.

Em 1930, ele resolveu largar toda sua rendosa atividade em Londres, o consultório da Harley Street e os laboratórios, para buscar na natureza este sistema de cura que idealizou desde pequeno, e que sentia estar próximo dele.

No outono de 1935, descobriu Sweet Chestnut, o último dos 38 florais. Morreu dormindo em 27 de novembro de 1936 (de parada cardíaca com 50 anos de idade) em sua casa em Mont Vernon.

Fonte: WEEKS, Nora. As Descobertas Médicas de Dr. Edward Bach. Ed. Instituto Dr. Edward Bach, 3ª Edição, 2000.

O que é uma Essência Floral?

Podemos compreender essência floral como preparados naturais que trazem registrados em seu conteúdo de uma ou mais informações e manifestações de padrões de consciência originárias da natureza.

Essas essências atuam entrando em ressonância com o campo da consciência de pessoas e de demais seres vivos,
agindo como catalisadores de processos de transformação.

Como são produzidas as essências florais?

A preparação das essências florais acontece em três estágios:

1º Preparametodosolarção da essência mãe
Descrição da preparação da essência mãe.
Inicie a colheita das flores e após finaliza-la, use o método solar ou de fervura para a extração da essência mãe.

Método solar
As flores são colocadas numa cuba de cristal; coloca-se água da fonte até encobri-las. A cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre ela durante aproximadamente 3 horas. O dia tem que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem (o sol não pode ser coberto em nenhum momento).


Método de fervura
As flores são colocadas numa panela de inox, de vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por 30 minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se a água esfriar.

Em ambos os casos, após os procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy de uvas e 50% da solução coada. Está feita a essência mãe.

2º Preparação do Frasco de Estoque
A preparação consiste na adição de brandy de uvas (equivalente a 240 partes iguais a da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque, que compramos das empresas produtoras de essências florais nos formatos de 10 ml e 30 ml. (link para a página da Linha dia a dia).

3º Preparação do Frasco Diluído
O frasco diluído é o que compramos manipulado nas farmácias. Contém 70% de água mineral, 30% de brandy e 2 gotas de cada essência floral do frasco de estoque do sistema Bach composta em sua fórmula, com exceção do Five Flower, o floral emergencial, “rescue” em inglês, composto de 5 flores, criado pelo Dr. Bach, que utilizamos 4 gotas do frasco de estoque.

Fonte: BARNARD, Julian. Remédios florais de Bach: Forma e Função. Tradução Laura Cardellini e Marcella Marx. São Paulo: Healing Essências Florais, 2012.

As essências florais são fiscalizadas pela ANVISA?

Segundo o Ministério da Saúde/ANVISA, ofício MS/SVS/GABIN/Nº 479/98, de 23 de outubro de 1998, em resposta ao Ofício n° 01/98 referente às Essências Vibracionais, as essências florais, tais como apresentadas pelos sindicatos e associações produtoras, não constituem matéria submetida ao regime de vigilância sanitária, a teor da Lei 6360, de 23/09/1976 e seus regulamentos, não se tratando de medicamentos, drogas ou insumos farmacêuticos. Tal fato não exime, no entanto, a responsabilidade das empresas pela produção e comercialização dessas substâncias dentro dos padrões de qualidade adequados ao consumo da população.

Neste sentido, na comercialização e na venda dessas substâncias não podem ser apresentadas indicações terapêuticas com finalidades preventivas ou curativas, induzindo o consumidor ao erro ou à confusão.

Os florais causam efeitos colaterais? Possuem contraindicação?

“Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”.

Fonte: Traditional Medicine and Health Care Coverage. A reader for health administrators and practtioners. Edited by: Robert H. Bannerman, John Burton, Ch’en Wen-Chieh. 1983. World Health Organization. Geneva. 

Os florais podem ser utilizados junto com medicamentos alopáticos e homeopáticos?

Sim. Qualquer pessoa pode fazer a utilização das essências florais mesmo que esteja fazendo tratamento alopático, homeopático ou qualquer outro tipo de acompanhamento, visto que os florais não geram interação medicamentosa, nem efeitos colaterais. Lembrando que o tratamento com essências florais não substitui os cuidados médicos e se a pessoa estiver em tratamento deverá dar continuidade a ele.

Qual a diferença entre essências florais e homeopatia?

As essências florais pertencem aos reinos vegetal e mineral. São extratos líquidos obtidos pelos métodos solar e de fervura, que atuam na saúde emocional com o princípio de que semelhante aumenta semelhante e oposto reduz oposto, ou seja, se quero cuidar da emoção do medo, preciso utilizar essências florais que trabalham a virtude da coragem.

O método de preparo solar e de fervura não carrega quimicamente a água. Já os medicamentos homeopáticos têm como princípio básico que semelhante cura semelhante, ou seja, a mesma substância que trouxe a doença pode curar a pessoa doente com doses diluídas desta mesma substância, produzida pelos reinos vegetal, mineral e animal, em dinamizações que atuam, além da saúde emocional, no mental e no físico.

Os florais tratam doenças/problemas físicos?

Não, os florais atuam na saúde emocional, mas eles podem e devem ser utilizados como uma terapia integrativa e complementar ao tratamento médico nos casos de problemas físicos. Os florais podem ser compreendidos como extratos líquidos de flor que carregam a informação da assinatura da planta, oferecendo suporte emocional e auxiliando na compreensão emocional da doença em questão.

Os florais são placebo?

Por definição, placebo é uma substância inerte, sem propriedades farmacológicas, administrado a uma pessoa ou grupo de pessoas como se tivesse propriedades terapêuticas. Na medicina, os objetivos do placebo são, principalmente, para trabalhos científicos onde se quer testar a eficácia de medicamentos através de comparações. Ministra-se o medicamento para um grupo de pacientes com determinada doença e o placebo para outro grupo com a mesma doença, depois comparam-se os resultados.

Apenas pelo fato dos florais não serem considerados medicamentos, pois não contém propriedades farmacológicas, já poderíamos dizer que ele não é placebo. Eles também não atuam da mesma maneira, considerando que a atuação do placebo está vinculada ao fato do paciente acreditar nos efeitos/benefícios do que está tomando.

Confirmamos que os florais não atuam como placebo quando são utilizados em crianças pequenas e animais e estes apresentam resultados positivos com o uso dos florais, com mudanças comportamentais associadas à virtude positiva da essência floral utilizada.

Gestantes, bebês e crianças podem utilizar as essências florais?

Sim. Gestantes, bebês e crianças podem fazer uso das essências via oral ou tópico (exemplo: água da banheira), principalmente para os bebês, visto que os florais não geram interação medicamentosa, nem efeitos colaterais. Os florais atuam na saúde emocional do indivíduo. Mesmo que esteja fazendo tratamento alopático, homeopático ou qualquer outro tipo de acompanhamento, poderá complementá-lo com o uso dos florais; lembrando que esta terapia não substitui os cuidados médicos e se a pessoa estiver em tratamento deverá dar continuidade a ele.

Animais podem utilizar as essências florais?

linha_pet

Sim, os animais podem utilizar as essências florais via oral em seus bebedouros (a cada troca de água acrescente 4 gotas do floral manipulado). Os florais são excelentes para os problemas de comportamento, visto que atuam na saúde emocional dos animais.

Conheça nosso curso FLORAIS PARA ANIMAIS 

Conheça os florais da LINHA PET

Onde posso comprar livros sobre as essências florais e a Terapia Floral?

Livros - floralTemos uma lista de publicações sobre o tema, clique aqui.

Onde consigo comprar as essências florais?

LojaAcesse a loja virtual parceira da Blossom, clique aqui.

Quais essências florais podem ser utilizadas para emergências e uso imediato de curto prazo?

Exi5flowerstem várias essências florais recomendadas para situações de emergência, porém, o primeiro composto floral desenvolvido para esta finalidade foi o Five Flower, o floral emergencial, “rescue” em inglês, composto de 5 flores criado pelo Dr Bach, adquira já o seu.

O que é e o que faz um Terapeuta Floral?

Terapeuta Floral é o profissional com formação adequada e que utiliza em sua abordagem profissional as essências florais como um meio de recuperar, manter e promover a saúde emocional dos indivíduos.

Seu trabalho é pautado na base teórica deixada pelo Dr. Edward Bach.

O Terapeuta Floral por meio da escuta atenta e empática realiza a indicação das essências florais afim de exercer com segurança, ética e transparência profissional um atendimento humanizado.

Terapia Floral é uma profissão?

A profissão de Terapeuta Floral é reconhecida como prática integrativa e complementar em saúde humana, recebendo o Código CNAE 8690-9/01 da CONCLA – Comissão Nacional de Classificação.

Clique aqui para consulta no CONCLA

calculate gpa high school
highschool calculator
gpa calculator high school 4.0 scale