Entre ficar dentro de casa usando um computador/video game, e sair para brincar no sol, grande parte das crianças e adolescentes de hoje em dia escolhem ficar com a primeira opção. Muitos pais até preferem que fiquem em casa, por temerem a violência a que são expostos todos os dias.

Porém, para a saúde de quem está crescendo, ter contato com o sol é importante e necessário.

Além de ter papel fundamental na absorção de cálcio nos ossos, a vitamina D também é importante para o fortalecimento do sistema imunológico. “Além do sistema imunológico, a vitamina D também está inteiramente ligada ao bom funcionamento do sistema cardiovascular e à prevenção da obesidade”, conta a nutricionista Ana Paula Moura. “Além disso, novos estudos já demonstram uma relação direta da deficiência de vitamina D com a depressão”, complementa.

Uma pesquisa da Universidade de Yale (EUA) concluiu que a ingestão de vitamina D em crianças com asma auxiliava a diminuir a gravidade das crises.

Ainda que obtemos de 80% a 90% da vitamina D pelo sol, alguns alimentos também possuem a substância, como leites e derivados e peixes (entre eles sardinha e atum). Apesar disso, é necessário a exposição ao sol para ativação da vitamina.

Assim como o sol é uma parte da natureza que afeta positivamente a saúde humana, os florais também são extratos  naturais que podem interferir de uma maneira natural e significativa no seu bem estar. Conheça as formações que te ensinam a entender e utilizar esse conceito.